Colegas na biblioteca

DESENVOLVIMENTO DO CAPITAL HUMANO

Nas palavras da nossa Presidente:

 

“Olhando para a história de Portugal e para a vivência dos portugueses ao longo dos anos, observamos um povo com sede de descobrir, um povo empreendedor, um povo valente que do nada faz um tudo e que do tudo leva um nada. Um povo que respeita o seu próximo, um povo que tem vontade de fazer viver, fazer crescer, desenvolver. Um povo que se mistura, que partilha, que vive e faz viver.”

Quando nos preparamos para dar corpo e implementar na ACIDCA a área do Desenvolvimento do Capital Humano, temos presente:

 

- a reflexão expressa sobre Portugal e, em particular no que a esta área diz respeito, à capacidade das Instituições de Ensino Superior para acolher Estudantes Internacionais - ministrando uma educação de excelência e, em simultâneo para criar ofertas formativas adequadas às necessidades das nossas sociedades, promotoras de formação do Capital Humano e conducentes ao desenvolvimento das Instituições;

- a consciência de que no Continente Africano há centenas de jovens, plenos de talento, à espera de uma oportunidade para desenvolver as suas competências, cheios de vontade de aprender, de descobrir, de crescer, de ganhar mundo.

São estes dois pressupostos que dão forma à área do Desenvolvimento do Capital Humano, através da oferta educativa portuguesa, contribuir para a formação de jovens provenientes do Continente Africano, concorrendo para o desenvolvimento do Capital Humano, neste Continente, contribuindo para a criação de condições propícias ao desenvolvimento e crescimento das instituições e das sociedades.

capital humano

Objetivos

 

1. Formação de Capital Humano

Reunir e oferecer um conjunto de possibilidades de formação que contribuam para o crescimento e desenvolvimento do Povo Africano.

 

2. Cooperação para o Desenvolvimento

 

Estabelecer parcerias com Instituições de Ensino Portuguesas e Africanas, Empresas e outras Instituições, de modo a reunir as condições necessárias à Educação e Formação de Jovens e de Pessoas presentes no mercado de trabalho do Continente Africano.

Prioridades

Inclusão e Diversidade

Capacitação das Pessoas e das Instituições

 

Atividades

Cursos de Língua Portuguesa para Estrangeiros

Workshops Temáticos

Cursos de Formação para Empresas

Oferta formativa online

Oferta formativa em Portugal

Apoio no Alojamento

Apoio na preparação de documentação para vistos

Acolhimento e Inclusão de Estudantes em Portugal

Acolhimento e Inclusão de Estagiários em Empresas/Instituições Portuguesas