MISSÃO
A ACIDCA, associação sem fins lucrativos, sediada em Lisboa, foi constituída no final do ano 2019 com o objectivo principal de identificar o potencial das nações africanas e mostrá-lo ao mundo, por forma a atrair diferentes investidores que queiram apostar num continente repleto de oportunidades. Em estreita colaboração com os governos locais, desenvolve, promove e coopera em diferentes iniciativas industriais, comerciais e culturais onde é bem patente a expressão máxima do talento africano.
A ACIDCA defende que grande parte da sua intervenção consiste em evidenciar a cultura de cada país, condição necessária para atrair o interesse dos investidores.
ÁREAS DE ATUAÇÃO
Consciente das necessidades existentes ao nível das infraestruturas, competências e tecnologia, a intervenção da Associação centra-se nas seguintes áreas:
ECONOMIA
DIGITAL
E INOVAÇÃO
SOLUÇÕES
INTELIGENTES
DE ENERGIA
PREVENÇÃO
E BOAS PRÁTICAS
DE SAÚDE
DESENVOLVIMENTO
DO CAPITAL
HUMANO
COMÉRCIO
E
INDUSTRIALIZAÇÃO
A actuação da ACIDCA caracteriza-se pela transparência na gestão, partilha de experiências e conhecimento, respeito pelas diferenças e fomento da ética, desejando desta forma o sucesso das partes envolvidas.
ÓRGÃOS SOCIAIS
DIRECÇÃO
Presidente – Maria José Pereira Miguel
Vice-Presidente – Youssef Tahri
Vogal – António Amador Miguel
ASSEMBLEIA
GERAL
Presidente – João Manuel Martinez Lobato Sequeira Marcelino
Vice-Presidente – Eduardo Francisco Cortiço Mendes
Secretário – João Matos de Carvalho
CONSELHO
FISCAL
Presidente – Pierre Aloyse Lucien Arens
Vice-Presidente – Paulo Alexandre Dias de Vasconcelos Afonso
Vogal – Carlos Dinis Canado Bernardino
MENSAGEM DA
PRESIDENTE DA DIRECÇÃO
Olhando para a história de Portugal e para a vivência dos portugueses ao longo dos anos, observamos um povo com sede de descobrir, um povo empreendedor, um povo valente que do nada faz um tudo e que do tudo leva um nada.
Um povo que respeita o seu próximo, um povo que tem vontade de fazer viver, fazer crescer, desenvolver. Um povo que se mistura, que partilha, que vive e faz viver.
Foi nesse espírito de portuguesa que sou, que com orgulho lembro e relembro a nossa historia feita por esse mundo fora, que me apaixonei por esta África que nos deu tanto e onde deixámos tanto de nós.
Com a sabedoria desse nosso povo antepassado, que tanto amou esta África que nos encanta, é que a ACIDCA nasceu para levar novamente ao maravilhoso continente uma força nova que possa abrir caminhos e lavrar terras de esperança.
Queremos que a ACIDCA também faça história, que leve no seu regaço a energia do progresso, da inovação, da tecnologia, da ciência e que traga com ela a beleza das paisagens espelhadas no rosto de novos e velhos, e que com eles possamos cantar, dançar e provar as suas tradições, as suas artes e dar a conhecer ao mundo os recantos desta África por muitos desconhecida e que tanto tem para ensinar e revelar.
Bem-vindos à ACIDCA.
Contamos com todos para tornar África o continente do futuro - para eles e para nós.